Livros legais

O Livro dos Porquês

O que você responderia se uma criança lhe perguntasse por que as aranhas fazem teias, por que rimos, por que a água do mar é salgada ou por que soltamos pum? Para ajudar a responder essas e outras dúvidas dos pequenos da melhor maneira possível, este livro reúne 28 artigos publicados na revista "Ciência Hoje das Crianças", que respondem de maneira clara e eficaz esses questionamentos, que se tornam muitas vezes embaraçosos.



                              




A personagem principal é uma linda menina negra que tem como vizinho um coelho que é apaixonado pela cor da menina e quer descobrir uma maneira para que, no dia que ele tiver uma filhinha, ela seja negra, da cor da menina do laço de fita.

Reinventando a brincadeira da família da autora, a personagem do livro cria muitas versões para a origem da sua cor: comeu muita jabuticaba, caiu numa lata de tinta, tomou muito café… E o coelho resolve testar todas as “receitas” para poder acertar o tom.

De uma maneira delicada e divertida o livro nos permite trabalhar com as questões étnicas, com as diferenças. Usando uma linguagem sutil, a autora aborda este tema de uma forma prazerosa.





Quem não conhece a história da Galinha Ruiva, que queria fazer um pão e convocou os companheiros para ajudá-la? Junto a outros clássicos universais da literatura infantil, esta pode ser considerada uma das mais populares entre as crianças, há várias gerações. Mas os tempos mudam e com ele alguns valores. Será que a rígida lição de moral contida no final desta fábula pode ser aplicada nos dias de hoje? Essa é a questão proposta (e resolvida) pelo livro “A Galinha Xadrez”. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário